O vereador Márcio Lacerda (PDT) apresentou na sessão desta terça, 19, a Indicação 102/2021 para que o Município invista em maquinário para a produção de fraldas descartáveis e absorventes femininos. Como mão de obra, a ideia dele é envolver voluntários e pessoas que frequentam as oficinas realizadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social. No Rio Grande do Sul, alguns municípios já têm iniciativas neste sentido.

O pedetista estima que sejam necessários em torno de dez mil reais para colocar a ideia em prática. Metade para a compra dos equipamentos e metade para as matérias-primas. No longo prazo, porém, o projeto traria economia aos cofres municipais, porque fraldas geriátricas são distribuídas hoje a pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda.

“Com isso, o poder público não apenas forma uma profissão e permite às pessoas uma fonte de renda, mas também trabalha o lado social, doando fraldas — seja para bebês e idosos — e absorventes para famílias de baixa renda e entidades que oferecem atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade”, enaltece.

Segundo ele, a proposição é necessária porque é da sociedade e do poder público o dever de zelar pela dignidade da criança e do adolescente. “Temos de colocá-los a salvo de qualquer tratamento desumano ou constrangedor, conforme prevê o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em média, um bebê gasta de cinco a sete fraldas por dia”, diz.

Fonte: Câmara de Vereadores de Portão

Deixe seu Comentário