Um local que já foi símbolo de poluição industrial e de um crime ambiental de grande potencial contaminante agora pode se transformar numa área de referência em sustentabilidade. Pelo menos é a proposta de João Pedro Gaspar dos Santos (PT), que na sessão desta terça, dia 5, protocolou a Indicação 92/2021, em que requer ao Poder Executivo a criação do Parque Ambiental na área situada no final da São Pedro, perto do Arroio Portão. Trata-se de uma terra remediada e monitorada onde, em 2009, foi descoberto um aterro clandestino com resíduos químicos.

Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que um parque verde serviria a atividades de lazer, estudos ambientais e ações de preservação da fauna e da flora. “Queremos promover a educação ambiental por meio do contato das pessoas com a natureza, assim como sensibilizar para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento de valores e atitudes compromitentes com a boa qualidade de vida. É uma ação propositiva para estabelecer uma política municipal territorial direcionada, em especial para o turismo e para o desenvolvimento do Município”, pontua o vereador.

Neste mesmo contexto, JP trouxe ao plenário do Legislativo a Indicação 93/2021, em que demanda ao governo que o Horto Municipal passe a produzir árvores de fruta. “O objetivo é disponibilizar mudas frutíferas à população, em especial às famílias mais carentes; além do plantio dessas plantas em espaços públicos, porque assim as frutas ficarão à disposição de todos.”
 
Vacinação
João Pedro também é autor da Indicação 94/2021, por meio da qual pede ao Município a aplicação da vacina anticovid em estudantes nas escolas de Portão. Segundo ele, essa medida visa facilitar o acesso ao imunizante contra o coronavírus. “A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, deve levar a vacinação a adolescentes no ambiente escolar. A ideia é imunizar alunos que ainda não receberam a primeira dose. Para isso, eles vão receber um termo de consentimento para assinatura dos pais ou responsáveis. Com a autorização, a vacina será aplicada.”

Fonte: Câmara de Vereadores de Portão

Deixe seu Comentário