Prefeitos do Vale do Caí criticam suspensão do modelo de cogestão pelo governador

Em reunião virtual na manhã desta sexta (26), a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) lamentou a decisão do governador Eduardo Leite de suspender o modelo de cogestão regional, o que obrigará as prefeituras a adotar os protocolos da bandeira preta apontada pelo Distanciamento Controlado a partir deste sábado (27).

Prefeito de Portão e presidente da Amvarc a partir de março, Kiko Hoff não concorda com a determinação do governador porque a considera inócua. “Não acredito que isso vai reduzir a transmissão do vírus, porque muita gente vai continuar circulando. Se não forem trabalhar, irão passear, visitar familiares, andar por aí. Nos ambientes de trabalho, que seguem rígidos protocolos de saúde, não se tem problemas maiores de infecção. O problema está nas ruas, nas aglomerações, nos momentos de lazer. Em Portão, com nossas equipes, temos feito nossa parte com intensa fiscalização e, quando necessário, até autuações”, aponta o chefe do Executivo.

Para Kiko, o agravamento da pandemia nesta semana é consequência do Carnaval, porque não houve uma estratégia eficiente do governo estadual para que as pessoas não se reunissem em festas e eventos. Em reunião on-line da Famurs ontem com o governador, o prefeito de Portão se colocou contra a ampliação das restrições, principalmente as que atingem o setor comercial. “Fui ao supermercado e vi mais gente na rua aguardando do que dentro, fazendo compras. Reduzir o horário de atendimento implica em maior concentração de pessoas nos locais”, lamenta.

Hoje, durante o encontro com os prefeitos do Vale do Caí, o líder regional destacou também que a suspensão da cogestão vai causar impactos econômicos importantes em um contexto que já era de crise. “Como prefeitos de nossa região, teremos que acatar a decisão do governador Leite, mas não podemos deixar de manifestar nossa contrariedade diante de uma decisão que mais vai prejudicar do que beneficiar”, encerra Hoff.

Fonte: Prefeitura de Portão

Deixe seu Comentário