Um litro de óleo de cozinha pode contaminar cerca de um milhão de litros de água, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas, sem contar os transtornos decorrentes do entupimento de canos residenciais e redes públicas cloacais. Para promover a conscientização quanto ao manejo adequado deste tipo de resíduo, Márcio Lacerda (PDT) trouxe ao plenário da Câmara a Indicação 85/2021, em que solicita ao governo municipal a criação de um programa de reaproveitamento do óleo de cozinha.
 
De acordo com o pedetista, a proposição tem como finalidade regulamentar, incentivar e conscientizar a população sobre a correta destinação do azeite usado, pois assim se retira do meio ambiente uma “poderosa fonte de poluição”. A iniciativa, acrescenta ela, vai contribuir muito para a conservação da qualidade das águas e do solo no Município e arredores.
 
“A intenção é o Município realizar a coleta do produto junto a restaurantes e pontos de coleta nos espaços públicos, como escolas e postos de saúde.  Além disso, os estabelecimentos que utilizam óleo terão que implantar sistemas de coleta e poderão receber o ‘Selo de Responsabilidade Ambiental’. Em paralelo pode haver fiscalização quanto à qualidade do óleo utilizado nos restaurantes”, argumenta.
 

Mais demandas
Ainda na sessão desta terça-feira, Márcio protocolou o Pedido de Providência 152/2021, em que solicita o ensaibramento da Rua João Luiz de Moraes, que se encontra bastante esburacada devido às fortes chuvas. Ele também apresentou o Pedido de Providência 153/2021, em que reivindica ao Executivo o conserto da rede cloacal do condomínio popular Germano Toniolo. “Os moradores convivem diariamente com o mau cheiro e também com o desconforto de limpar suas calçadas onde há vazamentos do esgoto. Isso pode deixar crianças e adultos doentes.”

Fonte: Câmara de Vereadores de Portão

Deixe seu Comentário