Ao manifestar-se na Tribuna do Legislativo na sessão desta terça-feira (13), Joice Dillenburg (PDT) defendeu que os vereadores se unam em torno de um projeto para tornar a ERS-240 mais segura no perímetro urbano de Portão. Segundo ela, a principal medida é o governo estadual instalar mais lombadas eletrônicas no trecho, além de diminuir o limite de velocidade para 50 km/h nos pontos mais críticos e movimentados, como o retorno em frente à Churrascaria Faisão, onde um desastre no último dia 9 matou Daniela dos Reis Correa, 32 anos, e o filho dela, Heitor Correa Massena, de dois anos. “Infelizmente não foi o primeiro e não será o último acidente na rodovia, por isso precisamos nos unir e trabalhar para que algo seja feito logo”, apela.

Joice indica que o perímetro urbano da 240 precisa de mais fiscalização com a colocação de ao menos uma nova lombada eletrônica e de reforço na sinalização, a exemplo do que se vê na ERS-239, em Sapiranga, nas imediações da Calçados Beira-Rio. Quanto ao retorno em frente à churrascaria, ela sugere também a remoção das paradas de ônibus que existem em ambos os lados da estrada, alargamento do acostamento, reforço na iluminação pública e de mão única na Avenida Perimetral entre a 240 e a Rua Júlio de Castilhos.

 

Abandono vacinal

Em seu discurso na Tribuna, a vereadora mostrou preocupação com o elevado número de pessoas que não comparecem para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. “Isso torna a primeira dose ineficaz e, além disso, tira a oportunidade de outra pessoa vacinar-se corretamente”, alerta. A orientação dela é todos conferirem a data da segunda dose na carteira de vacinação e manterem-se informados pelos canais digitais da Prefeitura de Portão.

 

Violência doméstica

Joice anunciou que vai propor ao Executivo a criação de uma lei que incentive as empresas locais a dar emprego a mulheres vítimas de violência doméstica. A contratação, diz ela, será discreta para as vítimas não ficarem estigmatizadas e poderem retomar a vida de forma segura e tranquila. “A ideia é mobilizar as empresas a disponibilizar vagas com prioridade a essas vítimas, porque muitas ficam nesta situação de violência por serem dependentes economicamente do agressor.”

 

Causa animal

Em sua sala, a legisladora enalteceu a chegada do projeto da Polícia Civil denominado “Delegacia de Polícia Amiga dos Animais”, que visa instituir cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais. Um selo será estampado nas portas dos cartórios especializados de 15 delegacias do interior, região metropolitana e capital — as primeiras a aderirem ao programa.

Conforme ela, essa iniciativa da Polícia Civil deve ampliar as ações pela causa animal no município, até porque no segundo semestre de 2020 foi aprovada lei que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos, para dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal. “Eu e o vereador Márcio Lacerda iremos nos reunir com a equipe da Delegacia de Portão para estreitarmos uma parceria”, observa.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário