O vereador Márcio Lacerda (PDT) protocolou na Câmara Municipal de Portão, nesta terça, dia 2, a Moção de Apoio 02/2021, em que o Legislativo defende o PL 534/21, de autoria do Senado Federal e já aprovado pela Câmara dos Deputados, que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas privadas, governadores e prefeitos.  O projeto também autoriza a União, os estados e os municípios a assumirem a responsabilidade de indenizar os cidadãos por eventuais efeitos colaterais provocados pelas doses.

A proposição de Márcio vai ao encontro de iniciativa do prefeito Kiko Hoff anunciada ao lado dos vereadores no início da tarde desta quarta, dia 3. Segundo o Projeto de Lei 10/2021, o Executivo fica autorizado a adquirir vacinas contra o novo coronavírus na hipótese de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 por parte do governo federal ou, ainda, se o Ministério da Saúde não disponibilizar as doses de forma “suficiente e tempestiva”.

Os países onde a vacinação está mais avançada mostram que já houve uma redução de cerca de 70% no número de internações, afirma Márcio. Conforme ele, o aumento de internações e o agravamento da doença requer medidas locais que impactem de forma eficaz a redução da propagação do vírus. “Temos de fazer tudo o que for possível, inclusive nos unindo a consórcios de prefeituras”, ressalta.

 

Academias da Saúde

O governo municipal deve investir na implantação de academias de saúde nas 22 praças infantis construídas na gestão Renato Chagas (2017-2020). É o que propõe o vereador através do Pedido de Providência 22/2021. Em pauta na sessão desta terça, a demanda, diz o pedetista, não apenas embelezaria os parquinhos, mas principalmente incentivaria a prevenção de doenças.

De acordo com ele, academias ao ar livre em locais públicos permitem que qualquer portonense — independentemente de idade ou renda — possa se exercitar adequadamente, o que contribui para uma melhor qualidade de vida e previne doenças.

Neste mesmo contexto, Márcio protocolou também o Pedido de Providência 23/2021, em que reivindica à Prefeitura de Portão a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nas praças do Município. “Hoje, em Portão, não temos nenhuma estrutura de lazer para esse público, gerando exclusão”, opina.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário