O presidente da Câmara Municipal de Portão, Adair Rocha (MDB), declarou na sessão ordinária desta terça, 6 de outubro, que todas as 12 seções eleitorais da Escola Estadual Portão Velho, situada no bairro Portão Velho, serão transferidas para a Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Rua Santo Inácio, bairro São Luiz. Já confirmada pelo Cartório Eleitoral de São Sebastião do Caí, a mudança ocorrerá apenas no pleito de 15 de novembro, impactando em mais de quatro mil eleitores.

Segundo ele, a transferência temporária das seções foi necessária porque a Portão Velho teve a rede elétrica comprometida devido a um curto-circuito durante um temporal no mês de junho deste ano. Até hoje a instituição de ensino está sem luz, aguardando as obras de instalação da nova rede. “É tudo muito demorado, porque envolve licitação, o governo estadual, enfim, os problemas que a gente conhece”, diz Adair, que visitou a instituição de ensino na manhã de ontem.

Uma das preocupações do presidente da Câmara é de que todo o eleitorado seja informado sobre a mudança, que é recente. Além disso, ele prevê problemas no trânsito em frente ao novo local, já que a Escola Santo Antônio fica em uma rua sem saída. “Temos que divulgar bastante e orientar as pessoas para irem ao novo local com bastante calma e tempo, já que as seções mudaram, o que pode trazer alguns transtornos”, enfatiza o emedebista.

 

Título digital

Outra opção, segundo Adair, é o eleitor baixar no celular o e-Título — um aplicativo móvel que traz a via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como zona e seção eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. “Quem colocar o título no celular já vai ver que sua seção mudou da Portão Velho para a Santo Antônio. E é fácil acessá-lo: basta entrar com o número do CPF e nome da mãe, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor”, esclarece.

 

Apelo

Ainda na sessão desta terça-feira, o presidente da Câmara deixou um apelo a dois colegas, Diego Martins (MDB) e Kiko Hoff (PDT), que concorrem a prefeito de Portão nesta eleição. Independentemente de quem for o eleito, Adair Rocha pede desde já que o próximo gestor do Município mantenha uma relação próxima e transparente com os vereadores da próxima legislatura. “Passada a eleição, o que importa é o interesse da comunidade, e não dos partidos ou de particulares. Prefeito e vereadores devem andar de mãos dadas em busca do melhor para a cidade”, defende.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

998233110

Deixe seu Comentário