O presidente do Poder Legislativo, vereador Adair Rocha, fez um apelo para que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) retome urgentemente o atendimento presencial ao público. Na sessão desta terça, dia 29, ele protocolou uma Moção de Pedido de Apoio para que a Bancada Gaúcha dos Deputados Federais apoie a reabertura do serviço, que funciona apenas on-line desde o início da pandemia do novo coronavírus.

“Queremos o retorno gradual das atividades, seguindo todos os critérios de segurança empregados nas demais repartições públicas e serviços públicos. Também pedimos a desburocratização dos sistemas, tendo em vista a fragilidade e a hipossuficiência dos segurados que necessitam dos serviços das agências”, diz Adair na moção, que teve o apoio de todos os colegas. Sem assistência presencial, diz ele, a população fica extremamente prejudicada pela falta de assistência e orientação, até porque muita gente sequer possui smartphone para ter acesso a um atendimento virtual.   

Na Tribuna, Adair relatou que o Município de Portão, durante a gestão Elói Besson investiu para que uma unidade do INSS fosse construída aqui, mas os serviços aos usuários têm sido reduzidos a ponto de se colocar em dúvida a sua continuidade. “Tudo leva a crer que essa agência vai fechar e, ao mesmo tempo, a população precisa muito do atendimento. Há casos de pessoas que têm um benefício há anos e agora recebem cartas exigindo documentos e ameaçando cortá-lo, causando pânico”, lamenta.

 

Mais reivindicações

Ainda na sessão de ontem, o presidente da Câmara apresentou o Pedido de Providência 61/2020, em que requer a colocação de lixeiras em alguns postes situados no entorno da Praça da Estação Portão, já que hoje não há locais para as pessoas colocarem seus resíduos. Já com o Pedido de Providência 62/2020, Adair também solicita ao Executivo a colocação de bancos na praça, assim como a pintura dos já existentes.


Fonte: Câmara de Vereadores

Deixe seu Comentário