Bonini propõe o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a prevenção é fundamental para reverter essa situação. Com base nesta premissa, Paulo Ricardo Bonini (Progressistas) protocolou na sessão desta terça, 11 de agosto, a Indicação 29/2020, em que solicita ao Poder Executivo de Portão que se institua o 10 de setembro como Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio.

Pela proposta do vereador, a comemoração em âmbito municipal ocorreria no bojo do Setembro Amarelo — uma campanha nacional de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina. O intuito desse movimento é conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam mais de 90% dos casos de morte por suicídio.

Segundo Bonini, o dia municipal ajudaria a combater o estigma que cerca esse grave problema de saúde pública. “Partimos do entendimento dos especialistas em saúde mental de que quase 100% dos casos de óbito por suicídio se relacionam a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias”, argumenta o legislador, que também salienta a importância de haver no município uma eficiente política pública neste sentido.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

998233110

Deixe seu Comentário