Adair Rocha pede que igrejas atendam até 25% da capacidade

As igrejas de Portão precisam ter a liberação do Município para acolher até 25% da sua capacidade total, destacou o presidente da Câmara, Adair Rocha (MDB), na sessão ordinária da última terça, 4 de agosto. Segundo ele, o isolamento e o distanciamento sociais decorrentes da pandemia do novo coronavírus têm causado doenças mentais em muita gente, sem que os pastores e suas equipes possam, como de costume, ajudar de forma adequada devido às restrições impostas pelo poder público. “Depressão, suicídio, separações de casais: os problemas são inúmeros”.

Na visão dele, não é justo uma igreja acolher somente 30 pessoas, independentemente do tamanho que possua. A ocupação, segundo Adair, deve estar de acordo com o espaço disponível, porque não haverá aglomerações se forem resguardadas as normas sanitárias. “Há igrejas pequenas onde 30 pessoas já lotam os espaços, enquanto que há templos maiores que podem receber bem mais gente sem risco à saúde”, argumenta.

Apoiado por um grupo de mais de dez pastores, o presidente da Câmara tem feito contatos com o prefeito Renato Chagas (PDT) para ocorrer uma flexibilização neste sentido. Ele argumenta que a assistência espiritual desenvolvida pelas igrejas repercute no sistema público de saúde, à medida que trabalha a prevenção. “Prestamos um grande serviço à comunidade e ao poder público. De um lado, os pastores precisam trabalhar e, de outro, as pessoas precisam da igreja”, discursou.

 

Rótula da Ceará

Em seu pronunciamento na Tribuna, o presidente também chamou a atenção para as más condições da avenida Ceará, que decorrem principalmente do trânsito de caminhões. Na visão dele, a prefeitura precisa construir um acordo com a empresa Toniolo, Busnello a fim de consertar o pavimento da via e também o quebra-molas junto à rótula com a rua Porto Alegre.

“O trânsito de caminhões pesados desta empresa historicamente traz problemas. Não é justo o governo municipal assumir tudo sozinho. E fica meu alerta para o risco iminente de acidentes nesta rótula da Porto Alegre. Do jeito que está hoje, não tem mais condições. O perigo só não é maior porque, no momento, não há trânsito de alunos”, advertiu.

 

Convocação de delegados

Adair Rocha também protocolou na sessão desta terça-feira a Moção 07/2020, em apoio à urgente convocação de todos os aprovados para o curso de formação e, posteriormente, a imediata nomeação para o cargo de delegado de polícia do Rio Grande do Sul. Apoiado por todos os vereadores, o documento agora será encaminhado ao governo gaúcho. Conforme Diego Traesel, que representa o grupo de candidatos aprovados no concurso, hoje há 292 cargos vagos de delegado no RS.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

998233110

Deixe seu Comentário