Transportadores escolares pedem socorro, alerta Diego

O governo municipal precisa instituir um instituir programa de auxílio emergencial aos profissionais que atuam no setor de transporte escolar em Portão. Foi o que destacou Diego Martins (MDB) ao ocupar a Tribuna do Legislativo na sessão desta terça, 4 de agosto. Com apoio dos vereadores Jorginho (MDB) e Leitão (PT), ele apresentou a Indicação 27/2020 para que os condutores recebam alguma ajuda para atenuar os prejuízos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. “Parado desde março, o pessoal das vans estão entre os últimos que irão voltar ao normal, algo que deverá ocorrer apenas em 2021. Essas pessoas precisam de ajuda”, alerta.

O emedebista salienta que transporte escolar é serviço essencial, portanto precisa do amparo do poder público para não inviabilizar-se. “Há vários casos de motoristas que fizeram investimento em veículos novos, mas tiveram de devolvê-los às concessionárias, pois as prestações seriam pagas com base no faturamento, algo que não ocorreu devido à pandemia”, lamenta. Municípios como Novo Hamburgo, Esteio, Campo Bom, entre outros, já estão implementado políticas neste sentido, segundo ele.

Outra proposição apresentada ontem pelo parlamentar é a Indicação 28/2020, em que pede ao Executivo um esclarecimento público acerca das verbas aplicadas no combate à Covid-19. “Esta indicação faz-se necessária pela preservação do princípio da publicidade — um dos princípios basilares da Administração Pública, bem como pelo clamor da população em maiores informações sobre os atos e ações do Município no combate ao coronavírus”, diz.

Em seu discurso, Diego disse que não duvida da lisura dos gastos feitos na área, mas a comunidade questiona os detalhes das aquisições de bens e serviços: “A transparência deve ser a regra na administração pública, mas ainda há gestores que falham. Em São Paulo, por exemplo, o Tribunal de Contas irá multar os prefeitos que não prestarem contas adequadamente. Eu espero não precisar mover uma ação civil pública para obter esses dados”.

 

Limpeza

Diego também protocolou o Pedido de Providência 46/2020 para que a Secretaria Municipal de Obras e Viação agilize o recolhimento de entulhos e a limpeza da avenida Ceará, especialmente em frente ao Cemitério da Estação Portão. “Entulhos e lixos tomam conta do passeio público, dando um aspecto muito feio ao local, que é uma das principais vias de acesso do município”, alerta.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

998233110

Deixe seu Comentário