Meg reivindica criação de cargo de educador ambiental

Através da Indicação 21/2020, Mariângela Werlang (MDB), a Meg, solicitou ao governo Renato Chagas a criação do CC de coordenador do órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental. Apresentada em plenário na sessão desta terça, 9 de junho, a proposição vem para suprir a necessidade de um profissional capacitado a executar todos princípios, objetivos, diretrizes e ações previstas na Lei 2.748/2019, que foi aprovada pela Câmara Municipal em junho do ano passado.

Havia na Secretaria da Educação uma docente responsável por essa função, mas ela se aposentou em abril. A vereadora defende que esse trabalho não pode parar. A nomeação de um novo coordenador é indispensável para que, cada vez mais, a relação entre o homem e o meio ambiente seja pautada pela sustentabilidade.

A legisladora argumenta, ainda, que essa política municipal incentiva as participações comunitárias, ativas, permanentes e responsáveis pela proteção, preservação e conservação do ambiente sustentável. “Entende-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”, salienta.

De acordo com Meg, a coordenação da educação ambiental ficará a cargo de um órgão gestor dirigido pelos titulares das secretarias do Meio Ambiente e da Educação. Sem haver um especialista a promover a sustentabilidade nas escolas, uma série de questões fica em aberto. “Quem irá coordenar o coletivo educador? Quem irá palestrar nas escolas? Quem dará continuidade ao plantio de árvores do projeto VerdeSinos, às trilhas para cadeirante e às visitas das escolas ao horto florestal e à usina de reciclagem?”, alerta a emedebista.

 

Lixeira comunitária - A vereadora protocolou na sessão desta terça-feira o Pedido de Providência 36/2020, em que reivindica ao Poder Executivo a substituição da lixeira comunitária na Rua Rodolfo Engel, localidade da Saibreira, Rincão do Cascalho, em benefício de cerca de 50 famílias. “A lixeira hoje existente, na subida da Rodolfo Engel, é um tonel improvisado e não comporta o lixo das famílias que residem nas proximidades”, explica. Com relação aos inúmeros pedidos de conserto de lâmpadas queimadas na cidade que vem recebendo, ela listou um a um e em breve os entregará ao setor responsável na prefeitura.

 

Proteção aos animais - Na Tribuna do Legislativo, Meg também declarou ser imprescindível a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais e um fundo municipal que o financie. Esse órgão, segundo ela, atuaria em ações de conscientização social, mas com foco na prevenção, combatendo os maus tratos e o abandono de animais nas ruas. “Meu colega Diego Martins se propõe a trabalhar junto, pois tem preocupação com este tema”, diz. Uma das ideias dela é isentar a taxa de fiscalização ambiental daquelas empresas que contribuírem com o fundo, além de criar um programa voluntário de castração de animais com engajamento de veterinários.

Fonte: Câmara de Vereadores

Deixe seu Comentário