Kiko anuncia solução de antigo passivo ambiental no Rincão

 

Ao ocupar a Tribuna na sessão desta terça, 2 de junho, Kiko Hoff (PDT) anunciou que, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima sexta-feira, o governo municipal está resolvendo agora o maior problema ambiental de Portão. Hoje pela manhã começaram a ser removidas as mais de duas mil toneladas de couro que se acumulam há mais de dez anos em um depósito abandonado na Vila Souza, bairro Rincão do Cascalho. “Resolver este passivo era uma questão de honra para mim, principalmente quando estive secretário do Meio Ambiente”, disse.

Os restos de couro wet blue irão para a indústria Ilsa Brasil, no interior do município, para serem transformados em fertilizante orgânico. O avanço foi possível mediante um acordo entre a prefeitura e o Ministério Público (MP) homologado pelo Poder Judiciário. O imóvel onde os materiais se encontram, na rua Arthur Rodrigues da Silva, é de propriedade particular, mas está abandonado há, no mínimo, 12 anos.

De acordo com procurador geral do Município, Alexandre Sato, a dona do imóvel e os locatários (apontados como responsáveis pelo resíduo industrial) eram alvo de ação civil pública movida pelo MP desde 2011. Havia um impasse porque a dona alegava não ter condições de pagar pela retirada dos resíduos (estimativas apontam uma despesa ao redor de R$ 300 mil), e os inquilinos — responsáveis por depositar o material no local sem nenhuma licença — nunca mais foram localizados.

A administração municipal contratou uma empresa especializada para remover o material. O investimento será de R$ 60 mil. A Ilsa, por sua vez, receberá e tratará os resíduos sem custo para a prefeitura. Normalmente, o valor para dar a destinação adequada a este tipo de resíduo é de 150 reais por tonelada.

 

Acordo

Kiko relatou que a pandemia contribuiu para a situação ser resolvida. Como os curtumes estão impactados pela queda mundial de demanda, a geração de resíduos de couros também encolheu, afetando o fornecimento de matéria-prima à Ilsa. “A sensação é de alívio, porque este couro poderia vir a contaminar o lençol freático”, salienta.

O legislador agradeceu nominalmente a quem contribuiu para a construção do acordo: prefeito Renato Chagas; secretário da Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Rodrigo Valente; o diretor de Meio Ambiente, Sandro Castro, e equipe; e os procuradores do município Tatiana Sampaio e Alexandre Sato.

Fonte: Câmara de Vereadores

Deixe seu Comentário