Diante da realidade de centenas de famílias portonenses que sentem fome, a Câmara de Vereadores de Portão vai lançar nesta quinta-feira (25) o Comitê em Defesa do Hospital e da Vida. O ato acontecerá a partir das 7h, no Centro de Atividades Lothar Kern, onde funciona o drive-thru da vacinação contra a Covid-19. “Nosso propósito é sensibilizar a comunidade que estiver na fila para receber a imunização. Queremos arrecadar alimentos e, além disso, buscar mais adesões para o programa Hospital com Saúde, em que as pessoas doam dinheiro através da conta da luz”, resume o presidente do Legislativo, Roberto Leitão.

A mobilização dos vereadores vem na esteira de uma série de pedidos de socorro que todos recebem várias vezes ao dia. Normalmente são chefes de família desempregados ou pessoas que nem sempre são abrangidas pelas políticas de distribuição de cestas básicas. “Quem tem fome, tem pressa. Então temos que correr, porque a pandemia se agrava e, junto dela, vem o desemprego e outros problemas decorrentes da Covid-19. São histórias tristes que escutamos diariamente”, relata a vereadora Joice Dillenburg.

João Pedro Gaspar dos Santos apela para que todas as pessoas que forem se vacinar contra o coronavírus a partir desta quinta-feira façam doações de alimentos não perecíveis. Segundo ele, o povo portonense é solidário, mas é preciso “construir pontes” entre os que podem contribuir e os que estão em dificuldade. “É por isso que também iremos às portas dos supermercados no próximo sábado [27] a fim de solicitar donativos a quem for às compras. Neste caso específico, a arrecadação irá para o Hospital de Portão, que enfrenta extremas dificuldades”, frisa o parlamentar.

Conforme Márcio Lacerda, as caixas de coleta de alimentos ficarão permanentemente no drive-thru da vacina para que todos que forem se imunizar possam fazer doações. Os produtos que ali forem arrecadados serão encaminhados à Secretaria de Assistência Social para serem organizados e distribuídos conforme critérios técnicos e legais. No entanto, Cléo do Liberdade, apoiado pelos colegas, deixou um apelo para o órgão ampliar as visitas domiciliares a fim de conhecer a realidade das famílias carentes.

 

Hospital com mais Saúde

O Comitê instituído pela Câmara de Vereadores também está em busca de mais adesões ao programa Hospital com Saúde. O objetivo é sensibilizar os portonenses para doarem dinheiro mensalmente à instituição por meio das contas de energia. “O cliente estabelece qualquer valor que puder doar e depois é descontado da tarifa. Esses valores ajudarão o hospital a suportar as despesas gigantes que vem tendo, principalmente para comprar oxigênio e medicamentos para os pacientes da ala Covid. Os insumos estão escassos e absurdamente caros”, lamenta João Pedro.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário