Uma das “caras novas” da Câmara de Vereadores de Portão da 14ª Legislatura (2021-2024, Fátima Tenedini Coelho (PTB) abriu seu discurso na Tribuna reivindicando o remapeamento do Programa das Agentes Comunitárias de Saúde (PACS). Segundo ela, que já atuou nesta profissão, as agentes desenvolvem um papel fundamental no sistema público de saúde, porque trabalham bastante a prevenção e a orientação.

“Através das informações que elas passam, as pessoas vão às unidades de saúde nos dias e horários certos para serem atendidas. Com isso, evita-se filas e aglomerações desnecessárias”, destaca a vereadora, que se preocupa com a pandemia e outras doenças de transmissão respiratória. Em reunião nesta terça-feira (5) com o secretário da Saúde, Fábio Beneton, ela explicou que Portão tem várias áreas não assistidas pelo PACS, algo que precisa ser resolvido.

Em seu pronunciamento, Fátima relatou também ter levado ontem a Ardemio D’Avila, vice-prefeito e titular da Secretaria de Obras, demanda antiga do Macaco Branco: pavimentação da Estrada do Campo do Goiás, cuja lomba, muito íngreme, não tem condições de segurança. “Já houve mortes e o tombamento de ônibus neste local. Acredito que a saída seja construirmos um asfalto com verba federal, através de deputados. Mas uma manutenção o secretário me disse que será feita, até porque ali vão transitar ônibus escolares depois que as aulas voltarem”, relata.

Políticas para mulheres

Outra pauta que ganha a atenção da petebista é a qualificação de mão de obra local, principalmente do sexo feminino. A proposta que levará à Secretaria Municipal de Ação Social é a realização de cursos de capacitação no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Um curso ajuda na questão da saúde mental e também na renda familiar”, assegura.

logo municípioJornalista Marcelo Fiori

Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão

DRT 000239/2009-97

imprensa@camaraportao.rs.gov.br

fiori.marcelo@gmail.com

3562-1012

Deixe seu Comentário