Em atendimento a uma demanda da comunidade, Alexandro Argenta, o Leco (MDB), percorreu na última semana as localidades de Cachoeira, Sertão Capivara, Bom Jardim e Macaco Branco para começar a desenvolver um projeto de asfaltamento para o norte do município, ligando Portão aos municípios de Lindolfo Collor e São José do Hortêncio. Outros municípios próximos, como Presidente Lucena e Linha Nova, também sairiam beneficiados, segundo ele, porque, por Portão, teriam encurtada a rota até a Grande Porto Alegre.
O principal objetivo da pavimentação é facilitar o escoamento da produção de flores, frutas, carvão, frigorífico e outras empresas instaladas na região. O floricultor Leo Winckelmann, da localidade de Bom Jardim, conta que os atacadistas que vêm buscar as suas plantas se queixam das condições das estradas, porque as caixas de flor chegam a cair dentro do baú. “A gente sabe que é um projeto grande, mas precisamos dar início, senão nunca acontece.”
Na avaliação de Leco, o asfaltamento da rota, com cerca de 15 quilômetros (entre o asfalto da Júlio de Castilhos, no Rincão, e a Estrada 14 Colônias, em Lindolfo Collor), é um projeto de caráter regional e com potencial de desenvolvimento econômico e social. “Vai ser uma longa caminhada, mas nada termina se não for começada. Precisamos que a Prefeitura, os produtores rurais, os empresários, as entidades e demais lideranças se comprometam com esta pauta”, ressalta o vereador.
Nesta semana, ele está em Brasília, percorrendo os ministérios, a fim de buscar recursos para viabilizar o projeto. As tratativas têm o apoio do prefeito eleito, Kiko Hoff, que deve designar técnicos do Município para ajudar na elaboração dos estudos.
Jornalista Marcelo Fiori
Assessoria de Imprensa da Câmara de Portão
DRT 000239/2009-97
imprensa@camaraportao.rs.gov.
3562-1012
998233110