Salgadinho pede novamente abertura de rua na São Luiz

Os moradores da Vila São Luiz e a comunidade da Escola Municipal Santo Antônio, no mesmo bairro, precisam de uma rua que ligue a Júlio de Castilhos com a Santo Inácio, onde se situa a instituição de ensino. Foi o que voltou a destacar Luiz Carlos Bandeira da Rosa, o Salgadinho (SD), ao ocupar a Tribuna do Legislativo na sessão desta terça, 26 de maio.

“Esta providência é muito necessária para facilitar o trânsito, além de tornar a circulação de alunos e de veículos escolares mais segura. Atualmente, a frente da escola é um espaço muito estreito para tantos carros, em sem saída”, argumenta Salgadinho, que ressaltou que apenas está levando adiante pedidos da comunidade.

A reivindicação já havia sido encaminhada ao governo municipal em novembro do ano passado, através do Pedido de Providência 140/2019. Nessa mesma ocasião, ele também havia reivindicado formalmente, através do Pedido de Providência 139/2019, a construção de uma praça infantil na Vila São Luiz, demanda ainda não atendida.


Kiko alerta para impacto da pandemia nas contas da prefeitura

Em que pese a dificuldade da situação atual, os efeitos da pandemia do novo coronavírus nas contas da Prefeitura de Portão serão piores em 2021 e ainda maiores em 2022. Foi o alerta de Kiko Hoff (PDT) na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de maio. Segundo ele, a arrecadação de ICMS e a transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — duas das principais fontes de receita da máquina pública local — tendem a cair significativamente em consequência da desaceleração das atividades econômicas.

“Depois que a doença em si for superada, há algo que demora mais a voltar: a confiança, tantos dos empreendedores quanto dos consumidores. Sem a garantia do emprego, as pessoas não consomem. É uma roda que demora a voltar a girar”, constata o pedetista, preocupado também com o aumento das despesas, especialmente nas áreas da saúde e assistência social.

Neste contexto de queda da renda da população, Kiko enalteceu a Secretaria da Assistência Social, a Defesa Civil e os voluntários que atuam na distribuição de cestas básicas de alimentação e higiene distribuídas no Ginásio Municipal de Esportes. “Calculo que pelo menos 25% da população tem buscado auxílio, ou seja, em torno de 10 mil pessoas. O ideal seria sim os ranchos serem entregues de casa em casa, mas pela complexidade da situação tem coisas que a prefeitura não consegue fazer, mas garanto que é um trabalho técnico, sem politicagem”, enfatiza.

 

Moção

Ainda na sessão desta terça-feira, o vereador protocolou uma Moção de Congratulação à Fagundes Construção e Mineração pela passagem de seus 35 anos. Segundo ele, a empresa contribui de forma exemplar com o desenvolvimento da cidade, não apenas com seus investimentos, mas também com ações no campo social.

Conforme Kiko, a Fagundes é considerada uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços de mineração, construção de barragens, terraplanagem, construção de estradas, obras complementares, locação e operação de equipamentos pesados.

 

Pandemia: vereadores do MDB querem acompanhar uso dos recursos

Liderada por Diego Martins, a bancada do MDB no Poder Legislativo de Portão apresentou na sessão desta terça, 26 de maio, o Requerimento 04/2020 com o objetivo de fiscalizar os investimentos que o poder público vem fazendo nas ações de combate ao novo coronavírus.

Assinada por todos os colegas de partido — Adair, Jorginho, Leco e Meg — a proposição é de que a Câmara de Vereadores institua uma Frente Parlamentar. Segundo Diego, o grupo vai acompanhar “de forma justa o gasto do dinheiro público”. Outro propósito é contribuir para o debate e a evolução das políticas públicas, desde que o governo seja receptivo neste sentido.

Na Tribuna, o emedebista disse que a pandemia canaliza não apenas recursos próprios, mas também transferências da União. O uso desses recursos precisa ser acompanhado de perto, porque essa é uma atribuição dos vereadores. “Tenho certeza da lisura das pessoas que trabalham nestas áreas, mas sou cobrado e não podemos ignorar, sem contar que precisamos estar a par do andamento das políticas públicas, dada a gravidade e a complexidade da doença”, expressa.


Fonte: Câmara de Vereadores

 


Deixe seu Comentário